Conheça todos os itens para elaborar um Plano de Negócio para sua empresa.
O que é um Plano de Negócio?
O plano de negócio é um documento escrito, feito pelo empresário, denominado também de “business plan”, onde são reunidas diversas informações específicas e detalhadas a cerca do negócio que se quer desenvolver, de forma a esclarecer as principais características, metas, público alvo, concorrentes, fornecedores, parceiros, valores de investimento inicial e gestão, lucratividade e rentabilidade, riscos referente à nova atividade, com o objetivo de análise do seu potencial e viabilidade no mercado, bem como levantar financiamentos para sua realização.
É assim, um documento essencial quando se busca por financiamento, pois nele constará todas as informações detalhadas que permitirá ao banco ou capitalista identificar se vale a pena emprestar o dinheiro para a sua realização, ou seja, se a empresa está ou não apta a gerar riqueza, com riscos controlados ou previstos, proporcionando retorno financeiro ao empresário e ao financiador.
Qual a forma mais adequada para o Plano?
O plano de negócio deve ser feito por escrito, de preferência editado e impresso por computador, com capa que indique o logotipo e nome da futura empresa, índice sistemático, contendo nas páginas seguintes os dados da empresa e dos dirigentes, com a respectiva capacitação e mini currículo, definição do negócio, fontes de receita, mercado consumidor, missão da empresa, análise das oportunidades para o negócio, análise dos riscos, análise dos futuros e prováveis problemas, análise dos pontos fracos e fortes da empresa, estrutura, tecnologias, recursos humanos, definição dos produtos e características, identificação do público alvo, análise da concorrência, análise das tendências de mercado e metas de conquista, marketing e estratégias de vendas, cálculo para a definição de preços, cálculo de investimentos iniciais, cálculo dos custos operacionais, capital de giro e outros elementos que se fizerem necessários.
Informações da empresa
Depois da capa inaugural deve ser colocado todos os dados da futura empresa, ou seja, o nome jurídico (razão social ou denominação), endereço físico, endereço eletrônico, números de telefone, e-mail, nome dos dirigentes responsáveis que a representam, sócios se houver, capital social e sua divisão, sócios ou acionistas etc.
Observe-se que antes de tudo, e isso é de suma importância, o empresário deve saber qual tipo societário a sua empresa irá se revestir, pois para cada empreendimento será recomendado determinado tipo societário, com regras próprias. Por exemplo: se a empresa que se quer criar for um pequeno negócio, será suficiente revesti-la como uma sociedade limitada, ou uma sociedade simples, marcadas como Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte; por outro lado, caso se trate de um grande empreendimento é sempre interessante buscar um tipo societário de maior complexidade, como as sociedades anônimas (S.A.). Para tanto deverá o interessado consultar um advogado para que sejam esclarecidas todas as dúvidas e conseqüências jurídicas para cada escolha, de forma a se identificar a que melhor se adapte às necessidades dos dirigentes empresários e às necessidades da empresa.
Informações dos empresários
Segue os dados dos dirigentes empresários: nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço, telefone, e-mail e um pequeno currículo demonstrando a experiência que possui na atividade que a empresa irá exercer, ou algum conhecimento que seja significativo na administração do negócio.
Qual tipo de negócio?
A definição do negócio se faz imprescindível para que se identifique com clareza a atividade e atuação da empresa em determinado seguimento e mercado. Trata-se do objetivo da empresa, o que será feito e vendido.
Missão da empresa
Além de se ter bem definido o tipo de negócio que será exercido, importante se faz saber qual o objetivo que a empresa quer alcançar. Sua criação deve ser o início de uma jornada com grande desenvolvimento, para um futuro de enriquecimento e prosperidade, tanto para os funcionários como para os empresários envolvidos. Daí porque é importante verificar as reais finalidades de evolução econômica e social, como forma de planejar melhor essa conquista, através da boa atuação empresarial. Imagina-se a pirâmide pronta para depois construí-la, pedra a pedra.
Fontes de receita
Importante indicar quais as fontes de receita para o investimento inicial, para gestão do negócio e para os demais investimentos futuros. Evidente que neste ponto somente a indicação da fonte já é suficiente, pois os detalhes e peculiaridades do financeiro são tratados no final do plano de negócio.
Existe busca pelo seu produto?
Esta é uma pergunta difícil de se responder, principalmente em relação a uma nova empresa com novos produtos, onde não se sabe exatamente qual o impacto da mesma no mercado. Todavia, é imprescindível encontrar a resposta antes de abrir o negócio, para não se ter surpresas desagradáveis, como a inviabilidade do negócio ou a ausência de necessidade ou mercado consumidor. Seria jogar dinheiro e tempo fora investir em algo que não atenda as necessidades dos consumidores. Para tanto, deve-se buscar em revistas, jornais, televisão, pesquisas diversas realizadas por entidades confiáveis, as principais exigências e necessidades dos consumidores, as tendências econômicas, sociais e culturais atuais e futuras, para tentar identificar se a atuação da sua empresa se enquadra conforme as necessidades do mercado. Deve-se buscar, ainda, identificar a posição futura da empresa em termos de participação e importância a longo prazo, no mercado onde atuará.
Análise de mercado
Antes de dar início a um projeto empresarial mister se faz estudar o mercado ao qual a empresa atuará. Dessa forma, é importante considerar todas as oportunidades e ameaças, item a item, que podem comprometer o sucesso da nova empresa. As oportunidades podem ser percebidas em determinados mercados, como por exemplo as empresas que atuam por meio da Internet. O mundo eletrônico está dominando o mundo, abrindo uma nova era de tecnologia e oportunidades de investimento para o comércio virtual, possibilitando diversas formas de exploração econômica, bem como ameaças fortes, desde concorrentes até riscos de segurança virtual (atualmente motivo de grande preocupação do setor). Nesse sentido, a análise de mercado deverá trazer como resultado as principais características do mercado.
Público alvo
Após verificar a necessidade do produto ou serviço, a ser comercializado pela empresa no mercado, observadas as oportunidades e ameaças, cumpre identificar o público alvo da atividade empresarial. Os consumidores são classificados conforme a classe social, a escolaridade, região onde moram, interesse no segmento, idade, sexo etc. Para agradar uma pessoa com um produto ou serviço, mister se faz conhecê-la antes, identificando o estilo de vida, comportamento, necessidades etc. A satisfação dos consumidores é fundamental para o crescimento da empresa. Está é uma norma básica e fundamental.
Você conhece sua empresa?
Essa pergunta parece óbvia, mas não raro diversos empresários dizem conhecer suas empresas, quando em verdade, somente possuem uma idéia. Não sabem como funcionam, ou como funcionarão, no caso de projetos e planos de negócios. Preferem dizer “não temos como saber antes de por em prática”. Em verdade é perfeitamente possível identificar quais os pontos fortes e fracos da empresa, os quais devem ser devidamente registrados para possibilitar o estudo e o confronto dos pontos fortes com as tendências e oportunidades, e os pontos fracos com os riscos e ameaças, de forma a se ter uma visão do cenário de mercado da futura empresa: se atrativo, com possibilidades de êxito, ou ao contrário, não atrativo, com diversos riscos de fracasso. Feito o estudo fica mais fácil imaginar os problemas que surgirão e as possíveis soluções.
Outro ponto que muitos empresários deixam a desejar é o desconhecimento da própria atividade e, mais uma vez, do funcionamento da empresa, desde o relacionamento entre setores até procedimentos e normas que a organizam. Muitas vezes as empresas já estabelecidas procuram desenvolvimento se utilizando de um plano de negócio para organizar os investimentos, assim como é feito para os novos empreendimentos. Não raro acabam descobrindo coisas desagradáveis dentro de suas empresas, o que impulsiona a dizer: “Nossa! Mas porque isso funciona assim…” “Quem implantou este procedimento? Isso não está correto” depois de anos de atividade! (Em minha opinião, não existe coisa pior que o empresário desconectado do ambiente da empresa e “desplugado” das normas e realidades, que às vezes ele próprio implantou mas se esqueceu. São como dogmas que não funcionam, porém ninguém altera. Para aqueles que buscam um novo empreendimento através do plano de negócio,devem estar atentos às políticas internas para não caírem neste erro.)
Outro ponto de erro comum é o desconhecimento do próprio produto ou serviço comercializado, o que causa diversos embaraços e constrangimentos, tanto para os empresários que atuam com o desinformado, quanto para os próprios consumidores, que não raro acabam conhecendo por si próprios as utilidades e propriedades dos produtos ou serviços.
Dessa forma, é imprescindível ter catalogado por um fluxograma toda a atividade da empresa, desde o recebimento do cliente até a entrega do produto ou serviço ao consumidor final, selecionando cada regra ou norma com cada função ou cargo, devendo existir um acompanhamento para investigação de resultados: se forem bons a norma continua, se forem insatisfatórios a norma deve ser mudada. É também interessante ter um quadro resumo com as principais características dos produtos ou serviços, e as respectivas utilidades, para não cair em erro na hora das negociações.
Infra-estrutura
Nesse sentido, tendo em vista cada etapa do processo produtivo, dever-se-á organizar e registrar a infra-estrutura necessária para montar e iniciar a atividade empresarial. Cada etapa demandará o uso de determinadas máquinas, equipamentos, utensílios, móveis, imóveis etc. Todos os itens devem ser listados, com os respectivos preços, para facilitar o cálculo do custo inicial do investimento.As tecnologias devem ser especificadas, possibilitando um estudo futuro para atualizações para ampliação e melhoramentos.
Recursos Humanos
Além da infra-estrutura específica para cada setor, será necessário o estudo da quantidade e qualidade de pessoal, também para cada setor, através de lista com os respectivos salários, nível científico ou técnico e plano de carreira caso conveniente.
Terceirizações
Ainda observando a atividade de cada setor será necessário listar as possíveis terceirizações para determinados processos produtivos ou serviços que complementam a produção, conforme o caso concreto, registrando nome, endereço, telefones e endereços eletrônicos para contato, para cada empresa, e principalmente o custo que será integrado no preço de venda.
Parcerias
Importante mencionar as possíveis parcerias para produção ou venda de produtos, registrando nome, endereço, telefones e endereços eletrônicos para contato, para cada parceiro, e principalmente registrando a troca de benefícios e vantagens decorrentes da parceria.
Produto ou serviço
Este item é um aprofundamento do item 7, constituindo talvez o mais importante do plano de negócio, uma vez que está relacionado com o produto ou serviço prestado ou fornecido ao consumidor final. O empresário deve listar os produtos ou serviços que irá produzir para venda, registrando suas características técnicas e funcionais, o processo de produção e comercialização para cada um, sua finalidade para o consumidor, a vida útil da tecnologia utilizada, os fornecedores, o controle de qualidade, adequação à legislação cabível e registros de comercialização caso necessários.
Participação no mercado
Esta análise é uma exceção do plano de negócio e uma das mais difíceis de realizar, pois exige uma prévia atuação da empresa no mercado. Normalmente é feita após concluído o processo de criação, durante os primeiros meses de atividade empresarial. Todos os números são registrados para se fazer progressões futuras de crescimento e orientar na realização de metas de conquista. Leva-se em conta o número de clientes compradores, clientes atendidos, clientes fiéis, clientes perdidos, registrando as receitas, os custos e os lucros. Com todos estes números em mãos, será necessário utilizar a pesquisa feita anteriormente quanto o tamanho do mercado, e identificar quantos clientes desse mercado a empresa possui. O resultado será a participação da empresa no mercado. Deve-se levar em consideração o número de novos clientes por mês ou ano, e o nível de satisfação, para a realização de estimativas de crescimento.
Você conhece seus concorrentes?
Um bom plano de negócios possui registrado os principais concorrentes da nova empresa. Devem ser analisados em detalhe: desde os produtos e serviços oferecidos, pontos fortes e fracos, marketing utilizado, política administrativa. Feita a análise, cumpre confrontar os dados colhidos dos concorrentes com a nova empresa, para explorar os defeitos e pontos fracos daqueles, valorizando os pontos fortes desta. A idéia é tentar obter o máximo de superioridade, reunindo as melhores características e benefícios de seu produto ou serviço, em confronto com os defeitos e desvantagens do produto ou serviço concorrente, buscando oferecer ao mercado um produto ou serviço melhor ou superior, explorando as vantagens através de marketing e publicidade.
Publicidade e Marketing
Feita a análise acima e colhidos os dados referente aos produtos da sua empresa e dos concorrentes cumpre utilizá-los nas futuras publicidades. O plano de negócio deverá indicar quais tipos de publicidades a empresa será capaz de custear. Para iniciar esse processo será necessária a busca por profissionais da área, de preferência profissionais que já tenham atuado com marketing para aumento de vendas.
Financeiro
Tendo todos os elementos anteriores em mãos, chegou o momento de iniciar os cálculos para gerir o negócio e descobrir se o mesmo é economicamente viável. Para tanto indicamos ao leitor às dicas Cálculos Empresariais, devendo seguir as instruções ali expostas para calcular a depreciação do negócio, manutenção, seguros, rateios de custos fixos e variáveis, identificação dos custos operacionais, preço de venda do produto, margem de contribuição, receitas, lucro líquido, rentabilidade, lucratividade, prazo de retorno do investimento, ponto de equilíbrio, capital de giro, controles de estoque, patrimônio líquido e margem de segurança, podendo o leitor enviar suas dúvidas, caso desejar, clicando aqui.